CARNAVAL 2014 – FESTA DO POVO DE ESPERANTINÓPOLIS- NOTA DE AGRADECIMENTO


A Cultura emana do povo. O Carnaval 2014 em Esperantinópolis comprovou essa tese, legitimando os esforços da Prefeitura em propiciar parcerias, fazendo acontecer o verdadeiro carnaval do povo. A concepção de uma participação popular feita pelo prefeito Dr. Raimundinho, e que deu certo. Uma festa feita por tanta gente, pensada por tantas cabeças, criada e desenvolvida por todos: poder público e população. Uma festa que deu uma roupagem diferente à folia de momo deste ano, cujos resultados são os melhores.
“A grande lei da cultura é esta: deixar que cada um se torne tudo aquilo para que foi criado capaz de ser”, dizia o pensador Thomas Carlyle. O nosso carnaval deu asas à imaginação de um povo que sabe criar, se organizar e confraternizar. Foi o carnaval da criatividade e da perspicácia do nosso povo. De repente, do nada, surgem blocos, fantasias, abadás, paredões, trios elétricos, e muita gente... muita gente mesmo! De todas as classes sociais, de todos os bairros, do centro, dos povoados. Gente para fazer a festa acontecer.
O prefeito, após fazer uma análise sobre custos X benefícios, concluiu que nosso Município, que ora passa por dificuldades, não poderia, nem deveria bancar um carnaval com grandes bandas de porte nacional, tampouco alugar palcos, bancar uma festa que esmagaria o já apertado orçamento público municipal. 
A administração entendeu que o povo merece a melhor festa do mundo, mas que o povo precisa de salários em dia (foi depositado na conta dos funcionários antes do carnaval), que a cidade merece festas grandiosas, desde que todos os outros problemas estejam resolvidos (e estão sendo). Porém, a gestão também entendeu que poderia ser feito um carnaval realmente do povo, e foi o que aconteceu.
Sem grandes bandas (tivemos banda local), sem grandes palcos (tivemos um trio), sem som fora do comum (tivemos nossos paredões), mas com uma alegria imensa que foi percebida logo nos primeiros momentos e se espalhou por toda a cidade nos quatro dias de festa momesca. E parafraseando a banda baiana, conclamamos: “então diga que valeu...”. Valeu a alegria dos nossos foliões, a tranquilidade de um carnaval sem mortes, sem acidentes, sem incidentes; valeu ver o povo junto fazendo a festa... valeu estar junto do povo sendo um partícipe desta festa maravilhosa que fizemos juntos.
O prefeito, Dr. Raimundinho, vem, por fim, agradecer a todos os que se empenharam em fazer esta festa ímpar na nossa cidade. Aos blocos (todos, sem nenhuma exceção), e de forma especial aos coordenadores destes blocos, aos esforços da secretária de Cultura Karla Muniz; aos demais secretários que deram suporte, ao deputado Raimundo Louro que muito nos ajudou, enfim a todos os esperantinopenses e visitantes que abrilhantaram esta festa do povo.
Entendemos que nosso carnaval deve seguir por estes trilhos, sendo uma festa democrática de paz, harmonia e alegria para todos. Para as crianças que puderam brincar com Patati e Patatá cover; para a juventude que se esbaldou vestindo abadás dos blocos ou roupas de mulheres (As Kretinas), os idosos que fizeram o carnaval “Viva a Vida”, do CRAS, organizado pela primeira Irene Arruda e a equipe da Assistência Social...
Muito obrigado a todos pelo grandioso carnaval que o povo fez e que ajudamos a fazer, que os foliões acolheram, e que marcou um novo tempo nas nossas festas populares. 2014 foi o carnaval em que o povo desceu pra rua, vestiu a capa de folião e fez a festa. Foi o ano em que a cultura verdadeiramente emanou do povo. Muito obrigado por entenderem que melhor que gastar rios de dinheiro com bandas de fora, consumindo o erário público, é poder fazer, curtir e viver o carnaval verdadeiramente nosso, do nosso povo.

                                                        Dr.Raimundinho

0 comentários:

Postar um comentário